Tudo que precisa saber sobre estruturas metálicas
O uso de estruturas metálicas em construções de edificações e imóveis cresce cada dia mais. Assim como o nome indica, esse método é composto por materiais metálicos, entretanto o aço se destaca neste mercado e é o mais usado.
Isso porque o aço é resistente e leve, o que o torna uma ótima opção para essas construções. São diversos motivos que fazem projetos como este serem uma tendência no mercado, como praticidade e rapidez.
Esse tipo de edificação pode ser utilizada em vários segmentos de obras, como na construção de shoppings, casas, edifícios, galpões, empresas, indústrias, entre outros. Ou seja, a versatilidade também é um ponto forte desses materiais.
Existem diversos benefícios em optar por estruturas metálicas e não pelas tradicionais, como de concreto, por exemplo. É isso que te explicaremos a seguir, então se estiver pensando em usar metais na sua obra, acompanhe!
Por outro lado, esses materiais requerem um cuidado especial para não apresentarem risco de corrosão e incêndios. Mas, não se preocupe. Com soluções simples, é possível deixar sua estrutura metálica protegida contra essas situações.
Vantagens em usar estruturas metálicas na sua obra
As vantagens são diversas e beneficiam diferentes áreas. Quando o assunto é meio ambiente, por exemplo, o aço não gera uma grande quantidade de resíduos e pode ser reciclado, diferente de outros materiais usados em construções, como o concreto.
Se você é do tipo que foge de reformas, as estruturas metálicas serão suas aliadas, já que é um processo de montagem e não propriamente de construção. Então, é mais fácil aumentar o tamanho do imóvel, substituir uma porta de vidro ou mudar o layout interno do local.
Quando dissemos que é um método de montagem, queremos explicar que essas estruturas podem ser desmontadas, montadas e reaproveitadas. Ou seja, não fixadas e grudadas ao chão. Diferentemente do concreto, por exemplo, que é imóvel e para fazer alguma mudança, é preciso quebrá-lo.
Esse aspecto possibilita uma construção mais rápida, já que a velocidade neste processo é muito maior do que os métodos de obras tradicionais, o que reduz o prazo de entrega da edificação.
Muitos dizem que este é um dos principais benefícios das estruturas metálicas em comparação ao uso do concreto, mas ainda existem mais vantagens!
É seguro? Sim! Poucas estruturas apresentam resultados tão bons quanto essa, já que o aço passa por um controle rigoroso de qualidade. Afinal, esse material sustentará uma edificação.
Outro ponto que garante maior segurança é que obras com estruturas metálicas têm uma precisão milimétrica, diferente das tradicionais com concreto que é centimetricamente precisa.
Ainda é um material muito resistente, como dissemos anteriormente. Estruturas como essas podem ter resistência semelhante ou até mesmo superior às de concreto armado.
Cuidados com estruturas metálicas
Neste tópico, precisamos abordar dois pontos: a corrosão e o risco de incêndios. De fato, ambos são bastante perigosos e podem afetar a segurança do imóvel. Entretanto, existem medidas para prevenir essas situações.
Então para ter todos os benefícios citados acima, é preciso ter cuidado. Afinal, a segurança vem em primeiro lugar. Por isso, veja os riscos a seguir e como eliminá-los ou diminuí-los para ter uma construção otimizada, mas também, segura.
Corrosão das estruturas metálicas
A corrosão dessas estruturas se dá por um processo de deterioração que prejudica a estrutura do elemento, que acaba perdendo qualidade, resistência, durabilidade e estética.
É um tema muito discutido em projeto de estruturas metálicas, mas a realidade é que com materiais adequados e inspeções regulares, é bastante difícil que aconteça a corrosão do aço e que prejudique a infraestrutura do local.
Incêndio em estruturas metálicas
Estruturas metálicas não são resistentes ao fogo, isso porque o aço é um condutor de carbono e quando exposto a altas temperaturas espalha o calor por todo elemento.
O que causa perda de resistência, e em casos mais graves, a falência da estrutura. Mas, é algo que pode ser evitado ou prevenido, assim como a questão da corrosão.
Uma das medidas de proteção passiva contra incêndios é a pintura intumescente que aumenta a resistência do aço ao calor do fogo. É uma espécie de revestimento que evita que as altas temperaturas atinjam a estrutura por um determinado período.
Isso retardará os efeitos negativos, como a falência da estrutura, por um tempo. Medida importante para garantir uma evacuação segura e, ao proteger a estrutura, diminuir os prejuízos no imóvel em casos de incêndios.